sexta-feira, 14 de março de 2008

EDUCAÇÃO TECNOLOGICA


Esse editorial irá falar de educação e inovação tecnológica onde expões o conceito de rede, a inserção da tecnologia como nova forma de comunicação e transformação. Promovendo grande impulso para todo o desenvolvimento do sistema de comunicação em informação especialmente a televisão.
Na década de 70 acontece a introdução dos computadores, micro-informática e as redes, onde a mesma passa a ser um elemento chave deste momento. Onde está sendo objeto de análise em diversos campos do saber. O conceito de rede passa a assumir um papel importante como elemento de organização dos territórios. A conexidade é a propriedade essencial de uma rede, é ela quem garante a relação entre os subsistemas que compõe a rede.
Com os novos paradigmas tecnológicos, a informatização veloz está presente em todo mundo, o mundo da informática e o da educação é muito grande, induzindo-nos a pensar na existência de um impasse, onde está claro que necessitamos de muito mais do que aperfeiçoar o sistema educacional, o momento exige uma profunda transformação estrutural do sistema, como formação de professores, mudança na prática pedagógica e inserção de recursos sem se preocupar em como serão usados.
Desta forma é importante pensarmos nas tecnologias a serviço da produção de conhecimento e de cultura, podemos então pensar no mercado mundial dito globalizado, numa perspectiva de efetiva cidadania.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Vocês apresentam uma boa síntese do texto de Nelson Pretto, mas faltou o posicionamento de vocês com relação a estas idéias,o que vocês pensam a respeito da introdução das tecnologias na educação?
Fiquei em dúvida em uma parte na qual vocês escrevem: "...inserção de recursos sem se preocupar em como serão usados". O que vocês quiseram dizer com isto? Deve-se encher a escola de recursos, mas sem preocupação com seu uso? Colocá-los lá apenas por colocar?