quarta-feira, 14 de maio de 2008

UM NOVO PRADIGMA NA ERA DA TECNOLOGIA

De acordo com o texto, respondemos as questões abaixo da seguinte maneira:

1. LISTAR 5 CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO VELHO PARADIGMA:

* O aluno é um receptor passivo, que ouve as explicações do professor. Aquele que sabe muito mais do que ele. E vai tateando em busca daquilo que acredita que o professor deve desejar que ele aprenda, diga pense ou escreva.



* A experiência passa do professor para o aluno: o aluno aprende o que o professor já sabe, já pesquisou e somente aquilo.


* O aluno aprende e estuda por obrigação, por pressão da própria escola, por medo de notas baixas, por ansiedade de não ir para a rcuperação durante as férias.


* Conteúdos curriculares fixos, numa estrutura rígida que não prevê brechas nem modificações.


* Os recursos tecnológicos são manipulados pelo professor, que prepara anteriormente o que vai usar e comanda projeções de slides, apresentações de transparências.





2. LISTAR 5 CARACTERÍSTICAS PRESENTES NO NOVO PARADIGMA:

* O aluno é o agente da aprendizagem, tornando-se um estudioso autônomo, capaz de buscar por si mesmo os conhecimentos, formar seus próprios conceitos e opiniões, responsável pelo próprio conhecimento.


* Troca de experiências entre aluno/aluno e professor/aluno. Orientador e orientando aprendem juntos.

* O aluno aprende e estuda por motivação. As coisas são degustadas, saboreadas internamente e existe grande prazer na busca dos novos conhecimentos. Aprender e crescer.

* Conteúdos curriculares atendem a uma estrutura flexível e aberta, em que cada aluno pode traçar os próprios caminhos.

* Os recursos tecnológicos são manipulados pelo professor e pelos alunos,idealmente.Cada um tem acesso ao computador e aluno e professor trocam idéias e conhecimentos.





3. O QUE MUDA NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO NOVO PARADIGMA?

No velho paradigma, pode-se dizer que o professor atuva em sala de maneira passiva e programada, onde deveria ser o professor o centro das atenções dos alunos. Atualmente no novo paradigma, o professor passa a ser ativo e mediador do conhecimento, conhecimento este, que é socializado com todos, onde a troca de experiências é muito importante e o professor é o mediador do processo de ensino-aprendizagem.





4. EXEMPLOS DA ATITUDE DO PROFESSOR QUE AGIA NO VELHO PARADIGMA E ATUALMENTE NO NOVO PARADIGMA:

Exemplos do velho paradigma, podemos citar na época do colegiado, quando éramos crianças passivas, organizava-mos em fila para entrar na sala de aula, nãompossúimos conhecimentos e menos ainda opinião. Apenas éramos meros ouvintes do conteúdo que o professor passava.

Com o novo paradigma, a criança tem sua própria opinião e a infância é priorizada, ou seja, faz-se muito pensando na infância e na criança. Inclusive a criança tem liberdade de se expressar e expressar sua opinião.





5. DE QUE FORMA UTILIZAR A INFORMÁTICA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS:

Através de consultas em sites educativos, na relação teoria e prática.


Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Muito bom, percebi que refletiram
sobre o texto, porém, na questão 4, faltou vocês citarem os exemplos de professores que já tiveram ou já conheceram e que atuam(atuavam) no velho e no novo paradigma. Na questão 5, vocês poderiam ter explorado mais as idéias, afinal, trabalhar com valores, envolve várias dimensões.

Espero que como professoras vocês possam trabalhar guiadas pelo novo paradigma, buscando fazer a diferença.